11/07/2009

INVENÇÕES

SAUDADES DOUTROS TEMPOS!!!
VOAR PARA SEMPRE

Cada vez que um avião se descola numa viagem transatlântica tem que carregar pelo
menos 80 toneladas de combustível que corresponde a 1/5 do peso total. Nos voos
muito longos o combustível corresponde a 40% do peso da descolagem dum avião
portanto ca. de 20% do combustível serve para transportar o resto do combustível.
Cada tonelada de combustível consumida no ar liberta 3,2 toneladas de dióxido de
carbono.
Actualmente encontram-se num hangar num aeródromo suiço um
protótipo que não usa qualquer tipo de combustível. As asas do protótipo são do
mesmo tamanho dum avião de carreira normal mas estão revestidas duma camada de
células solares que convertem a luz solar em electricidade que movimenta as
hélices e o motor. Houve já experiencias de voo com este tipo de protótipos
movimentados a energia solar. Um pioneiro foi Paul Maccready que voou o seu
protótipo com a ajuda do seu filho de 13 anos aos comandos na California em 1980.
Outro protótipo voou o Canal da Mancha em 1981 e chamava-se "Solar Challenger".
Mas nada se compara ao que está no hangar suíço o HB-SIA. Até agora só se tem
feito testes no simulador mas este protótipo é suposto subir até 10 mil metros e
armazenar electricidade durante todo o dia e continuar a voar toda a noite.
Existem já 2 pilotos ansiosos por cruzarem o Atlântico neste protótipo. São
Bertrand Piccard e André Borschberg. Se der resultado depois vão com ele dar a
volta ao mundo.
A inauguração do protótipo é pró dia 26 Junho na empresa Solar Impulse, cujo
gerente - Sr.Piccard - já pilotou o Orbitee3 que foi o primeiro balão a voar á
volta do mundo sem paragens. Vem duma familia tradicionalmente aventureira. O seu
pai Augusto foi o primeiro a pilotar um balão na estratosfera e também ganhou o
recorde de mergulho em profundidade.
O Sr.Borscheberg é engenheiro e piloto de "caças". Já experimentou o prototipo no
simulador mas diz que não está seguro da sua performance e só depois do primeiro
teste de voo é que pode dizer algo concreto.

As características deste protótipo são: amplitude das asas de 61 metros. Lugar
apenas para 1 piloto. Peso total de 1500kg (5 vezes mais leve que um planador com
a mesma amplitude). Constituído de componentes de fibra de carbono estruturadas em
camadas tipo sanduíches que são por sua vez revestidas de fita plástica. As
superfícies das asas que ficam para cima e os estabilizadores horizontais
Traseiros estão revestidos com 12.000 células foto voltaicas que transformam a luz
solar em electricidade com 22por cento de eficácia. Existem células foto voltaicas
com maior performance de conversão mas estas são mais pesadas. !/4 do seu peso
total é constituído por baterias lítio que dão força ás hélices. Quanto mais alto
e longo for o voo mais energia brota das células solares. Se não houver vento,
terá que voar devagar, ca. de 70kph. O seu motor eléctrico produz no máximo 9
kilowatts de força motora.- mais ou menos aquilo que os irmãos Wright tinham com os
4 motores a funcionar em pleno. O protótipo HB-SIA tem o potencial do motor de uma
Motocicleta mas com uma capacidades de reserva de energia que pode atingir
Capacidade de voo perpetuo sendo o homem o limite porque tem de descansar e comer.
Se o protótipo conseguir voar toda a noite, isso já será um grande feito e um dos
Objectivos para o qual foi criado. Se conseguir atravessar o Atlântico (5 dias e
noites) então seá mesmo o avião do futuro.

(Adaptação do artigo da revista do Economist)


VEJAM O SITE DO PROTOTIPO

http://www.solarimpulse.com/en/documents/hbsia.php?lang=en&group=hbsia



















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